terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Decálogo realizado a partir do texto Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. Do autor e professor Cipriano Luckesi


“A experiência anterior dessas crianças estava relacionada com uma ação pedagógica que investia no processo da aprendizagem, a atual experiência está comprometida com o investimento no seu produto.” (p.61)

No antigo jardim de infância e algumas vezes até no fundamental I, o processo da aprendizagem é mais importante do que o resultado propriamente em si, e as crianças que já estão acostumadas com tal modelo, daí quando vão para a 5° série em diante veem que tudo isso muda, nessas series começam a ver que o que é mais importante são suas notas, não se realmente aprenderam os assuntos.

“[...] do dia para a noite, os conceitos e os valores deram um salto, para pior, acredito eu!” (p.62)

Da aprendizagem para a nota, os conceitos mudam de uma forma incrível, agora não há valorização do ato da aprendizagem, mas e sim pelo produto que ela dá origem que é a nota, e as médias, que dão uma visão errada do ato de se avaliar.

“Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam.” (p.62)

A sociedade que vivemos hoje em dia prega isso, a exclusão, pois é isso do que se trata o ato de examinar, uma maneira de excluir aqueles que não tiveram a nota suficiente para serem promovidos de uma série para outra. O exame é algo que classifica, de maneira em que são aprovados aqueles que tem boas notas e aqueles que não alcançam média necessária são reprovados.

“[...] o ato de examinar está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que já aprendeu; o que ele não aprendeu não traz nenhum interesse.” (p.62)

O examinar não provoca nenhuma mudança, pois se o aluno não aprendeu determinado assunto e sua nota não correspondeu não há o que se fazer, não há um retorno do professor perguntando o que o aluno não entendeu, para que a partir desse apontamento o professor possa trabalhar com ele nessa dificuldade, portanto não há aprendizado.

“[...] o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.” (p.62)

Esse é o papel da avaliação, investigar o desempenho do aluno e se há pontos que precisam ser melhorados para o seu aprendizado, é algo bem mais importante do que simplesmente constatar e não fazer nada a respeito.

“[...] a avaliação é diagnostica. [...] ela gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem [...]” (p.62)
O ato de se avaliar se torna importante, pois com o conhecimento que ele gera podemos ver se o aluno aprendeu ou não os conteúdos e se será necessário ou não um acompanhamento para a melhoria de alguns aspectos, mas geralmente com o conhecimento que é gerado não se é feito nada, a não ser uma classificação.

“[...] a imposição da autoridade do sistema escolar: centrar-se “tirar nota” e não no “aprender”” (p.63)

Avaliar é necessário, mas não da forma como vem sendo feito, onde a avaliação é nada mais do que um exame que classifica, que promove e que não diz nada a respeito sobre a aprendizagem, é triste mais hoje em dia grande parte dos alunos estão satisfeitos, e estudam apenas para tirar uma nota mínima que permita “passar de ano”, não estando nada preocupado em aprender.

“O processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório: o que nos motiva, no caso, é a obtenção do melhor resultado.” (p.63)

O processo é o mais importante na aprendizagem, pois é a partir dele que chegamos aos resultados, e é o que deveria ser avaliado, pois se no processo o aluno tem dificuldades consequentemente não chegará a um bom resultado, e é no processo que temos de focar os esforços para que a aprendizagem ocorra de maneira correta.

Produto, por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos e, na escola, infelizmente, admitidos que ele é o suficiente do jeito que ele se manifesta.” (p.63)

O produto é o que vem sendo mais importante atualmente, a média é mais importante que o aprendizado adquirido durante o período letivo, as notas é que dizem se o aluno deve ser ou não aprovado.

“A ciência pedagógica, hoje, está suficientemente amadurecida para oferecer subsídios à condução de uma prática educativa capaz de levar à construção de resultados significativos da aprendizagem, que se manifestem em prol do desenvolvimento do educando.” (p.64)

Temos a capacidade de reverter essa situação e fazer com que a avaliação esteja a favor da aprendizagem, pois essa é a que pode trazer mudanças significativas na educação e na vida dos jovens e uma mudança na visão que a sociedade tem de avaliar.


Referências Bibliográficas

LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.61-65.

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